Valoração de Inventário

170 visualizações

Este manual explica como utilizar a funcionalidade do Odoo de cálculo do custo dos produtos automático conforme as entradas de estoque para a valorização de inventário. Onde é possivel verificar o valor financeiro do Inventário atual e valor financeiro do Inventário em uma data específica.

Quando é realizada uma compra de um produto através do Odoo, o sistema cadastra o custo do produto no Catálogo de Produtos automaticamente em Informações Gerais ‣ Custo. É possivel alterar este padrão para que o sistema calcule o custo dos produtos conforme o custo efetivo pago em um pedido de compra daquele item.

Configuração

Esta funcionalidade está vinculada às Categorias de Produtos e só pode ser visualzada se nas configurações do usuário estiver marcado Mostrar Todas as Funcionalidades de Contabilidade estiver acionada.

Em Inventário ‣ Configurações ‣ Produtos ‣ Categorias de Produtos deve-se escolher a categoria que vai sofrer os ajustes de custo automáticos.



Dentro da categoria do produto, no campo Valorização de Invetário pode-se escolher um Método de Formação de Custo

  1. Preço Padrão: Nesta opção o sistema não faz nenhum calculo no custo do produto e a valorização do inventário é realizada com base neste custo manual, independentemente dos custos do pedido de compra.

  2. Average Cost: Esta opção altera o custo do produto assim que é dada a entrada de um novo item no estoque. Ele leva em conta o custo no pedido de compra e o custo dos itens no inventário. Com esta opção, o custo do produto não é alterado quando há saídas de inventário, apenas entradas.

  3. First In First Out (FIFO): Esta opção realiza o calculo do custo do produto similar à opção Average Cost porém leva em consideração as saídas dos produtos de estoque utlizando a regra FIFO, ou seja, o cálculo do custo do produto é afetado quando um produto sai do estoque. O custo associado aos produtos que saem do estoque é o custo associado aos primeiros produtos que entraram no estoque.

Um histórico dos custos dos produtos pode ser visualizado em Inventário ‣ Relatórios ‣ Movimentos de Estoque. Neste menu é possível filtrar pelas movimentações de um produto em específico e visualizar o Preço Unitário para este produto em cada movimentação. É com base neste Preço Unitário que o sistema calcula um Custo que vai aparecer na tela do cadastro do produto.


Vale ressaltar, no entanto, que este campo Preço Unitário não é padrão na view de moviementos de estoque (onde deve-se incluir o field price_unit para sua visualização).



Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte