Roteamentos e Centros de Trabalho

162 visualizações

Para parametrizarmos o módulo de MRP podemos utilizar os conceitos de Roteamento e Centros de Trabalho. Podemos imaginar que os roteamentos são listas de operações para fabricar um produto, e cada operação é executada dentro de um centro de trabalho. Estas informações são depois cadastradas na lista de materiais para finalizar o cadastro do produto acabado.

É importante ativar a configuração que permite visualizar os roteamentos e centros de trabalho no Odoo. Por padrão o sistema não vem com estas configurações ativadas em Manufatura ‣ Configurações ‣ Operações ‣ Work Orders & Quality

Centros de Trabalho

Centros de trabalho podem ser compreendidos como pequenas unidades de produção dentro de uma fábrica. Podemos criar centros de trabalho para simular um fluxo de manufatura e cada centro de trabalho possui operações específicas dentro dele. Para criar um centro de trabalho basta ir em Manufatura ‣ Dados Principais ‣ Centros de Trabalho

Importante!
As operações não são específicas por produtos. As operações são comuns aos produtos e específicas aqueles centros de trabalho. Cada operação pode ter um desenho de processo associado. Desenhos de processo contém instruções para realização daquela operação específica.

Roteamentos

Os roteamentos são fluxos de trabalho criados dentro do Odoo. Ao criar os roteamentos podemos dizer quais as operações que serão realizadas em cada centro de trabalho para realizar a produção de um determinado produto. Podemos também definir qual o tempo esperado em cada uma das operações no roteamento.

Por exemplo, na figura acima, para produzirmos um produto acabado, precisamos passar pelas operações A, B, C e D. A operação A é realizada no centro de trabalho 1, as operações B e C são realizadas no centro de trabalho 2 e a operação D é realizada no centro de trabalho 3.

Quando finalizarmos a última operação, será dada a saída do estoque dos componentes utilizados nas operações e será dada a entrada no estoque de um Produto Acabado.

Parametrizando a Produção

Para conseguirmos simular a operação de manufatura do produto acabado do exemplo acima, precisamos criar os centros de trabalho, roteamentos e lista de material do produto:

  1. Criar Centros de Trabalho 1, 2 e 3:
    Basta criarmos três centros de trabalho no menu Centros de Trabalho no módulo de Manufatura. Os centros de trabalho aparecem no Painel do Módulo.

  2. Criar um Roteamento com as Operações A, B, C e D e seus respectivos centros de trabalho:
    Criamos um roteamento e atribuímos as quatro operações conforme a imagem abaixo, Operação A no centro de trabalho 1, Operações B e C no centro de trabalho 2 e Operação D no centro de trabalho 3.

  3. Criar uma lista de materiais com o Roteamento e as operações cadastradas:
    A última etapa é definir quais os componentes e quais as operações que irão consumir estes componentes na lista de materiais. Uma vez que é definido um Roteamento na lista de materiais as operações do roteamento podem ser selecionadas na coluna Consumido na Operação.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte