NFS-e Carioca

149 visualizações

Existem algumas configurações necessárias para conseguirmos emitir uma Nota Fiscal de Serviços no Rio de Janeiro.

  1. Ativação NFS-e Carioca

  2. Configurações no cadastro da empresa

  3. Definir uma série para o documento eletrônico

  4. Ajustar posições fiscais e cadastro dos serviços

                        Módulos Necessários

                        Para conseguirmos emitir uma NFS-e no Rio de Janeiro, precisamos ativar o módulo Integração Nota Carioca (br_nfse_carioca) mantido pela Trustcode. Este módulo permite a conexão entre o Odoo e a prefeitura do município.

                        Cadastro da Empresa

                        No cadastro da empresa, precisamos definir o campo Regime Tributação na aba Integração NFS-e, obrigatório para este tipo de documento. Estas informações devem ser consultadas junto a contabilidade da empresa em caso de dúvidas.

                        É aqui também que podemos selecionar qual o ambiente que estamos enviando o documento eletrônico, Homologação ou Produção.


                        Série de Documento Eletrônico

                        A Série do Documento Fiscal define a numeração da nota fiscal junto à prefeitura. Precisamos criar uma série específica para ser utilizada para a NFS-e Carioca. 

                        No menu Contabilidade ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Série de Documento Fiscal podemos criar uma nova série para este documento.  Precisamos escolher no campo Documento Fiscal a nota eletrônica que estamos configurando.

                        Exemplo de  Série de Documento Fiscal para NFS-e Carioca

                        A Sequência Interna pode ser criada junto com a Série do Documento Eletrônico. É neste cadastro que devemos definir qual o Próximo Número que iremos emitir deste documento. Toda vez que for gerado um documento deste tipo o próximo número será incrementado.

                        Posições Fiscais

                        Importante! Sempre efetuar testes de emissão de documentos eletrônicos em ambiente de Homologação antes de começar a utilizá-lo em Produção. O ambiente da NFS-e está presente no cadastro da empresa.

                        As posições fiscais que serão utilizadas para emitir este tipo de documento precisam conter a NFS-e Carioca vinculada no campo Documento Serviço juntamente com a Série de Serviço criada anteriormente.

                        Cadastro de Serviços

                        Todos os serviços precisam ser configurados com um Tipo de Serviço na aba de Faturamento. Dentro do cadastro do Tipo de Serviço escolhido, precisamos definir o Código de Tributação Municipal. Essa é uma informação obrigatória exigida pela Prefeitura do Rio de Janeiro. As informações tributárias de cada tipo de serviço devem ser consultadas com a contabilidade da empresa. 

                        Após realizadas estas configurações, podemos emitir uma NFS-e Carioca. Basta criarmos uma fatura de cliente, vincular uma posição fiscal que contenha o documento eletrônico selecionado e validar esta fatura. Assim como todos os documentos eletrônicos no Odoo, este documento será validado automaticamente com a prefeitura no momento da validação da fatura.


                        Este documento te ajudou?

                        Precisa de mais ajuda?

                        Contate o Suporte