Getting Started: Como iniciar suas operações no Odoo

143 visualizações
Para iniciar o Odoo corretamente e torna-lo um software funcional de fato, são necessários alguns passos de configuração. Em tais configurações serão definidos campos chamados obrigatórios  que devem estar devidamente preenchidos antes de criar, editar ou validar qualquer operação no sistema.

Cadastro da sua empresa

Inicialmente, o Odoo configura uma cadastro de empresa de forma genérica. O primeiro passo das configurações iniciais é a inserção das configurações da empresa dentro do sistema.

Acessando o menu:        
     Configurações  Utilizadores e Empresas  Empresas
 É possível visualizar os dados da empresa genérica do Odoo.

Cadastro da empresa

Se faz necessário o preenchimento minimamente dos seguintes campos:

Endereço: O endereço é campo obrigatório para emissão de nota fiscal. Além disso, é utilizado para preencher diversos no sistema.

CNPJ: Campo obrigatório para emissão de nota fiscal.

Moeda: A moeda padrão é USD (Dólar Americano). Mude para a moera em que será realizado o faturamento. No caso deste manual BRL (reais).


Importante!
Lembrando que dependendo das operações da sua empresa, outros campos no cadastro da empresa serão necessários, como Registro de Empresa; Inscrição Estadual e Municipal,  entre outros.

Certificado Digital e Dados Fiscais

Ainda na página acessada anteriormente, podem ser visualizadas as informações do certificado digital e dos dados fiscais
O certificado digital é o documento que autentifica a empresa no meio digital. Ela possibilita o envio da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) gerada dentro do sistema Odoo para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). Para adicionar o certificado é necessário inserir o arquivo e a senha dentro do cadastro da empresa.

Atenção!
O certificado deve constar como Válido e não Expirado!

Usuários

O Odoo inicia sempre um único usuário, chamado Administrador. Tal usuário é reservado para manutenção e desenvolvimento. Com o propósito da utilização do sistema devem ser configurados novos usuários. Isso é possível acessando:   Configurações  Utilizadores e Empresas  Usuários

Nesta página é possível confirmar permissões para determinados módulos, além de hierarquias e funções. Tais configurações devem ser realizadas com atenção de forma que consiga atender a futura rotina de trabalho.

Cadastro do usuário

Plano de Contas

O plano de contas é parte essencial para que os lançamentos financeiros aconteçam da forma correta. Além de ser utilizado na definição de parâmetros para a criação de Produtos, Parceiros e Documentos financeiros dentro do Odoo. Desta forma, sua configuração é OBRIGATÓRIA. 

A configuração do plano de contas está acessível em:   Faturamento  Configurações Configurações Localização Fiscal

Aqui vai a legenda da sua imagem.

Importante!
No caso da existência de um plano de contas próprio, a escolha deve ser pelo Plano de Contas Simplificado, já as personalizações devem ser realizadas posteriormente, conforme o manual Personalizando o Plano de Contas.

Importação de Clientes e Parceiros

Com todas as configurações em dia, a base está quase pronta para iniciar a instalação e de módulos adicionais e operação. Neste momento existe a opção de importar o cadastro de Produtos e Parceiros para dentro do sistema.

Para isso, deve ser acessado o menu    Produtos   Importar ou  Contatos    Importar - de acordo com o cadastro que será importado - No menu produtos/contatos  deve ser inserida uma planilha (de acordo com os campos que serão importados) e somente após o botão Importar deve ser utilizado.

Exemplo importação de contatos


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte