Criar e Configurar um Projeto

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Dentro do módulo de Projetos, você consegue criar e configurar projetos para diferentes fins dentro da sua organização. Você pode criar projetos diferentes para cada cliente ou então projetos diferentes para cada área dentro da sua empresa.

Criando e configurando um projeto

Acessando Projetos ‣ Criar podemos manualmente criar um novo projeto dentro do Odoo. O primeiro formulário que precisa ser configurado contém algumas informações básicas do projeto, como nome e endereço de e-mail. 

Importante!
As configurações que envolvem Apelidos de e-mail devem possuir servidores de saída e entrada de e-mails cadastrado no Odoo. Para saber mais como realizar esta configuração dos servidores clique aqui

Após preencher essa tela inicial, clique em Criar & Editar para que seja criado o projeto e seja passado para as configurações avançadas.

  • Nome das tarefas
    Título que será dado as tarefas que foram criadas dentro desse projeto, o padrão é Tasks porém podemos alterar para qualquer outra coisa que possa ser uma tarefa neste projeto.

  • Gerente do Projeto
    Selecione o responsável interno por gerenciar o projeto.

  • Privacidade
    Selecione uma das três opções para definir a regra de acesso ao projeto. Somente sob convite, Visível para todos os empregados, Visível para os seguintes clientes.

    • Somente sob convite
      Este projeto irá ficar escondido para a maioria dos funcionários e só quem pode visualizá-lo são os parceiros convidados. Este controle é realizado através dos Seguidores do projeto

    • Visível para todos os empregados
      Todos os funcionários podem visualizar este projeto

    • Visível para os seguintes clientes
      Funcionários veem tudo e, caso tenha o módulo de Website, os usuários de portal podem ver este projeto e suas tarefas internas.

  • Cliente 
    Caso o projeto seja relacionado diretamente a um cliente especifico, selecione o mesmo para poder direcionar sua comunicação a esse contato, como envio de e-mails nas tarefas. Toda a tarefa nova que é criada neste projeto é vinculada a este cliente.

Algumas configurações extras

A criação do projeto é relativamente simples, não temos muitos cadastros para realizar. Podemos acessar o menu Projeto ‣ Configuração ‣ Configurações para ativar algumas configurações extras nos projetos. 

Configurações extras para o módulo de projetos.

Sub-Tarefas
Essa configuração permite que sejam criadas sub-tarefas (filhas) vinculadas a tarefas (pais) para melhor controle e organização do projeto. Para saber como isto funciona clique aqui

Avaliação de Tarefas
Essa configuração permite enviar uma avaliação para os clientes assim que a tarefa for finalizada, deste modo podemos mensurar o índice de satisfação dos clientes com a execução das tarefas do projeto. Para enviar o e-mail automaticamente precisamos configurar um Modelo de Email no Estágio de conclusão das tarefas no menu  Projetos ‣ Configuração ‣ Configurações ‣ Estágios (somente no modo desenvolvedor).

Email padrão do Odoo para avaliação das tarefas

Previsões (versão enterprise)
Essa configuração permite que você possa traçar uma previsão com uma data de inicio e fim do projeto. É adicionado um menu no módulo Projetos ‣ Previsão que podemos visualizar um gráfico de Gantt por tarefa ou por usuário.

Gráfico de Gantt por Funcionário

Planilha de Horas 
Essa configuração permite que as pessoas que estão trabalhando nesse projeto possam apontar horas trabalhadas em cada tarefa interna.


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