Contabilidade Analítica

157 visualizações

Um problema que muitas empresas se deparam é a falta de ferramentas analíticas para acompanhar as atividades da organização.

Na rotina empresarial são gerados milhares de documentos relacionados a vendas, projetos, faturamento e despesas, que poderiam ser contabilizados visando analisar: os custos da empresa, a produtividade por departamentos, assim como a performance dos seus serviços prestados, por exemplo.

Nesse sentido, a contabilidade analítica pode ser um grande aliado para analisar as atividades da sua empresa de um outro ponto de vista além da contabilidade normal, sendo flexível para cadastrar e de fácil configuração para os principais módulos do Odoo (como Vendas, Faturamento, Projetos... entre outros), podendo ainda ser usada para analisar custos e receitas por departamentos ou projetos.

Configuração

Para habilitar a configuração das conta analíticas, acessar o menu Faturamento ‣ Configuração ‣ Configurações e marcar a opção Contabilidade Analítica.

Além disso, é necessário que seja habilitado a permissão de Contabilidade Analítica dentro do seu cadastro de usuário no menu Configurações ‣ Utilizadores e Empresas. As configurações técnicas só são visualizadas com o modo desenvolvedor ativado. 

Configurações de Faturamento

Premissões de usuário.

Com essas opções habilitadas, o usuário pode criar contas e etiquetas analíticas e através do menu Faturamento ‣ Configuração ‣ Contabilidade Analítica.    

Criando uma conta analítica

Para se criar contas analíticas basta acessar o menu Faturamento ‣ Configuração ‣ Contabilidade Analítica ‣ Contas Analíticas.

No momento da criação dessa conta analítica é possível configurar para um determinado Cliente, assim como também inserir Marcadores, conforme imagem abaixo.

Criando uma conta analítica.

Importante!

Preenchendo apenas o Nome da conta, já se torna possível configurar essa conta para qualquer documentação que possua movimentação financeira no sistema.

Alocando lançamentos em centros de custo

Digamos que você queira criar um centro de custos para seu departamento de Marketing, visando identificar todos custos e receitas relacionadas a área.

Para fazer isso, primeiro é preciso que seja criado uma conta analítica apenas com um nome (conforme explicado anteriormente).

Posteriormente, ao efetuar uma venda relacionada a essa conta analítica, antes de clicar em confirmar venda configure o campo Conta Analítica com a conta no qual foi criada para alocar esses lançamentos, conforme abaixo.

Configurando uma conta analítica na venda.

Após Confirmar a Venda e lançar uma fatura que gere movimentação financeira, o Odoo irá alocar esse valor dentro dessa conta analítica configurada.

Para verificar quantos lançamentos financeiras já foram contabilizados nessa conta analítica, apenas entre na conta analítica e clique no campo Custo / Receita, conforme abaixo. 

Checando os lançamentos vinculados a conta analítica.

Importante!
Caso queira fazer o inverso e lançar uma movimentação de despesa, basta executar o mesmo procedimento de configuração apenas utilizando o processo de Compras.

Conta analítica em Projetos

Pelo módulo de Projetos, a cada novo projeto criado, o Odoo criará uma conta analítica exclusiva para que seja alocado todos os gastos daquele projeto específico.

Conforme exemplo, apenas criando um projeto direto pelo módulo, o Odoo automaticamente já atribui uma conta analítica aquele projeto.

Projeto criado.

Conta analítica criada por padrão e vinculada ao projeto.

Relatórios e lançamentos analíticos

Para verificar todos os lançamentos analíticos realizados (independente da conta analítica utilizada) dentro do Odoo, basta acessar o menu Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Lançamentos Contábeis ‣ Lançamentos Analíticos. 


Listagem de lançamentos analíticos realizados no sistema.

Também é possível gerar relatórios em formato de tabela com esses lançamentos analíticos, assim como exportar os dados como arquivo "xls" pelo menu Faturamento ‣ Relatórios ‣ Administração ‣ Lançamentos Analíticos.

Relatórios em tabela.

Extra: Contas analíticas preenchidas por padrão

Realizando a instalação do módulo account_analytic_default é possível habilitar uma funçãoconfigurada para que as contasanalíticas sejam puxadas por padrão, conforme abaixo:

Módulo para definir contas analíticas padronizadas no Odoo.

Pelo menu Faturamento ‣ Configurações ‣ Contabilidade Analítica ‣ Padrões Analíticos é possível criar padrões com condições específicas para produtos, usuários, parceiros ou período.

É possível criar padrões para que sejam puxados em "Vendas" ou "Faturamento".

Importante!
O padrão analítico irá fazer com que, de acordo com as especificações configuradas, seja preenchido a conta analítica em qualquer documento (módulo) que tenha disponível a contabilidade analítica.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte