Como registrar um pagamento menor que o valor original

146 visualizações
Pelo Odoo, você consegue registrar pagamentos de faturas de forma parcial, caso queira direcionar parte do pagamento para algum outra conta contábil.

Configuração

Para executar essa função no sistema, você apenas precisa do módulo de Faturamento instalado na sua base.

Módulo de faturamento.

Registrando pagamento

Digamos que após a validação da fatura, você negociou com o cliente um pagamento com desconto no valor total, onde parte do valor será recebido e a outra parte será direcionada uma conta de desconto.

Para registrar esse pagamento de formar parcial, você precisa acessar o menu  Faturamento ‣ Vendas ‣ Faturas de Cliente, selecionar a Fatura que deseja pagar e clicar em Registrar Pagamento.

Clique no botão Registrar Pagamento.

Dentro da tela aberta pelo botão Registrar Pagamento, você irá inserir o valor que será recebido no campo Quantidade de Pagamento e irá apertar o "Enter" no seu teclado, fazendo que uma nova tela seja habilitada, conforme abaixo.

Habilitando o pagamento parcial.

Após inserir um valor menor do que o total na fatura, o Odoo entende que o restante do valor deve ser alocado em outro conta contábil, o que habilita o campo Diferença de Pagamento com as seguinte opções.

  Manter Aberto, onde você escolhe baixar o valor e deixar orestante em aberto.

  Marcar fatura como integralmente paga, onde você escolhe baixar o valor e alocar o restante em outra conta contábil.


Marque a segunda opção, aloque o restante do valor em uma conta contábil pelo campo Lançar Diferença e preencha um título para esse lançamento pelo campo Rótulo.

Lançando pagamento de forma parcial.

Conferindo lançamento do diário

Após efetuar o lançamento é possível fazer uma auditória para verificar os lançamentos que foram feitos dessa forma. Para isso, acesse o menu Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Lançamentos de Diário e pesquise pelo campo referência com título da fatura.

Parte do valor debitado na sua conta banco e o restante em outra conta contábil.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte