Como criar uma etapa de aprovação antes de confirmar um pedido de compra

164 visualizações

Dentro do módulo de Compras é possível criar uma pré-etapa de aprovação antes do pedido de compra ser confirmado antes de efetivamente dar entrada no estoque.

Por meio dessa configuração, o gestor consegue avaliar e conferir o pedido de compra solicitado, e após sua validação, dar o "Aceite" para que seja dado entrada no estoque.

Configuração e permissões

Para habilitar essa etapa de Aprovação é necessário que seja marcado a opção Aprovação do Pedido, sendo ainda possível colocar uma Quantidade mínima para que o pedido tenha que passar pela aprovação de um gestor.

Configuração necessária para ativar a etapa.

Além dessa configuração, existe uma hierarquia que é delimitada dentro do menu Configurações ‣ Utilizadores e Empresas ‣ Usuários para definir quem possui autonomia para aprovar os pedidos.

Permissões para o módulo de Compras

A permissão de Gerente habilita o usuário a poder aprovar um pedido de compra, enquanto a permissão Usuário só permite a confirmação do pedido de compra.

Fluxo do recebimento com a etapa de aprovação

Após a configuração e habilitação das permissões, partiremos de um exemplo onde um usuário cria o pedido de compra, aguarda aprovação e validação do gerente, e por fim dá entrada no estoque a partir desse mesmo pedido.

Fluxo do recebimento com a etapa de aprovação.

Criando um pedido de compra

Como um usuário com permissão Usuário no módulo de Compras, vocẽ criará inicialmente uma Solicitação para Cotação, e após confirmá-la, o pedido passará para a fila Para Aprovar, conforme abaixo.

Criando um recebimento e confirmando com permissão de "Usuário".

Aprovando o pedido de compra

Com o pedido esperando Aprovação, o usuário com permissão de Gerente poderá verificar o pedido de compra em questão, e depois, validá-lo para que se possa receber o produto no estoque.

Aprovando uma ordem com permissão de "Gerente".

Recebendo o pedido no estoque

Após aprovado o pedido de compra, o Usuário com permissão de Usuário no módulo de compras já consegue fazer o recebimento do produto no estoque sem impeditivos.

Recebendo produto no estoque com permissão de "Usuário".


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte