Como criar uma demanda de compra após realizar uma venda

165 visualizações
Dentro do módulo de Compras, vocẽ pode programar para que determinados produtos ao serem vendidos, criem automaticamente pedidos de compra para controle no estoque.

Importante!
Caso tenha interesse de automatizar seu controle de estoque de outras formas, existem outras estratégias no Odoo, como a regra de estoque mínimo.  


Configuração

Para permitir essa função, basta possuir o módulo de Compras e Vendas instalado para que seja habilitado a integração.



Configurando o produto

Para habilitar o gatilho na confirmação de venda é necessário que seja habilitado algumas funções no cadastro do produto.

Para isso, acesse o menu Vendas ‣ Catálogo ‣ Produtos e configure primeiro o produto como pode ser Vendido e Comprado para que seja possível a integração entre os módulos.


Marque o produto como comprável e vendável.


Depois, dentro da aba Compras, configure um fornecedor padrão para ser preenchido nas Solicitações de Compras.

Cadastre um fornecedor padrão.


Por fim, dentro da aba Inventário, marque as Rotas "Comprar" e "Produzir para Ordem" para que seja definido dentro do sistema, o fluxo onde seu produto ao ser Confirmado uma Venda, automaticamente crie uma Solicitação de Compras para entrada no estoque.

Rotas para que o fluxo seja habilitado.



Ativando o gatilho ao confirmar uma venda

Com as configurações acima habilitadas, ao Confirmar a Venda de uma cotação no módulo de Vendas, será criado uma demanda no módulo de Compras para que esse produto solicitado seja comprado para controle no estoque.

Ao confirmar uma venda é gerado uma demanda de compras.


Importante!
Lembrando que a quantidade de produtos solicitada na cotação de vendas será igual a quantidade solicitada no pedido de compra acima. Se você vendeu 10 unidades serão solicitadas 10 unidades a serem compras, independente da quantidade cadastrada na configuração do fornecedor padrão dentro do cadastro do produto.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte