Como criar despesas recorrentes para o futuro

222 visualizações

A funcionalidade de Recibos Recorrentes permite com que a sua empresa possa agendar a criação automática de futuras despesas que sejam de recorrência periódica (mensal, trimestral, anual, etc..). Dessa forma, você pode definir projeções e orçamentos para o seu planejamento financeiro futuro, assim como manter o seu fluxo de caixa atualizado.

Configuração

Para que seja habilitado essa função é necessário que seja instalado o módulo da localização brasileira voltado para os recebimentos de compra, conforme abaixo.

Necessário a instalação de módulo da localização brasileira.

Criando uma recorrência

Após a instalação, o Odoo irá habilitar um novo menu localizado em Faturamento ‣ Conselheiro ‣ Administração ‣ Recibos Recorrentes.

Menu habilitado no módulo de Faturamento.

Acessando o menu, agora você poderá criar Recibos Recorrentes de despesas que queira agendar de forma periódica. Para isso, alguns campos importantes precisam ser preenchidas, conforme abaixo.

Tipo: Esse campo serve para configurar se o lançamento será para registrar uma "Compra" ou uma "Venda". No caso, utilize o tipo "Compras".

Diário: Esse campo serve para que você selecione o diário onde esses registros serão lançados. No caso, utilize o diário destinado para compras (Faturas de Fornecedor).

Tax to compute: Esse campo serve para caso algum lançamento tenha um tipo de imposto vinculado. No caso, para o exemplo deixarei o campo "Em Branco".

Período (Meses): Esse campo  serve para configurar a periodicidade do lançamento. No caso, para o exemplo colocarei "1" para representar uma despesa mensal.

Lançar automaticamente?: Esse campo serve para selecionar se esse registro financeiro será criado em forma de "Rascunho" ou "Lançado". No caso, para esse exemplo colocarei sem essa opção marcada.

Data de Emissão: Esse campo serve para selecionar a data de competência do registro financeiro, ou seja, em que data o mesmo deve ser criado automaticamente.

Após o preenchimento dos campos corretamente, apenas valide o recibo recorrente para que o mesmo possa ser criado automaticamente na Data de Emissão configurada. Abaixo, um exemplo de uma despesa de aluguel mensal.

Exemplo de um aluguel mensal.

Gerando uma despesa futura

Após a configuração e validação do recibo recorrente (conforme acima), o Odoo utilizará de uma ação agendada dentro do sistema que pesquisa todos recibos recorrentes que estão validados e copia suas informações de forma automática para um recebimento de compra.

Ação agendada que roda diariamente.

Digamos que hoje seja o dia 22/01/2019... o Odoo, então, vasculhará todas os recibos recorrentes que possuem sua Data de Emissão para hoje (dia 22) e criará o recebimento de compra (que fica no menu Faturamento ‣ Compras ‣ Recebimento de Compra), conforme exemplo abaixo. 

Recebimento de compra criado de forma provisória.

Despesa criada automaticamente e pronta para ser validada.

Importante!
Como no exemplo acima configuramos o recibo recorrente sem marcar o campo Lançar automaticamente?, o Odoo entende que essa despesa será criada como Provisória.


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte