Cadastro de Impostos no Odoo

154 visualizações

Com a Localização Brasileira, fica muito simples a criação de impostos no Odoo. Além dos impostos já cadastrados, é possível criar impostos com alíquotas e regras personalizadas. Abaixo algumas configurações gerais para o cadastro dos diferentes tipos de impostos no Odoo.

Impostos no Odoo

Para acessar a tela dos impostos basta ir em Faturamento ‣ Configurações ‣ Contabilidade ‣ Impostos. O sistema apresenta alguns impostos por padrão, estes impostos podem ser aproveitados ou podemo fazer a criação de outros impostos conforme necessidades.

Ao criar um novo Imposto, na parte superior do cadastro temos algumas informações gerais como Nome da Taxa, Escopo do Imposto e Tipo. Estas configurações iniciais impactam onde e como este imposto será utilizado.

Configurações Iniciais do Imposto

No campo Escopo do Imposto podemos selecionar Vendas ou Compras. Já o campo Tipo, contém os principais tipos de impostos utilizados no Brasil, são eles: ICMS, ICMS ST, PIS, COFINS, IPI, ISSQN, II, Difal Inter e Intra, FCP, CSLL, IRRF e INSS. Por padrão, ao selecionar um Tipo, outras configurações são impactadas, não sendo necessário ajustar nenhum cadastro, salvo exceções.

Na aba Definition, vemos algumas outras configurações como Cálculo de Impostos, Montante e as Contas do Imposto. O campo Cálculo de Impostos não precisa ser alterado, no campo Montante colocamos a Alíquota do Imposto em percentagem.

Importante!
Para cadastrar impostos Retidos na Fonte, basta adicionar um sinal negativo "-" na frente da alíquota do imposto, deste jeito o valor devido será calculado com base no valor do produto menos o valor dos impostos retidos.

Aba de Definition no Cadastro de Impostos

Contas Contábeis nos Impostos

Para cada imposto cadastrado, é possível atribuir uma conta específica onde serão armazenados os valores decorrentes das faturas de cliente e fornecedor. Estes campos de contas contábeis só são visualizados pelos perfis que possuem todas as funcionalidades de contabilidade e é restrito para os perfis gerenciais da base. 

Existem dois cadastros de contas contábeis que podem ser realizados:

  1. Conta de Impostos e Conta de Impostos em Nota de Crédito
    Estas contas devem ser as mesmas, por isso o sistema automaticamente preenche ambas com a mesma conta contábil. Esta conta é responsável por armazenar o valor do imposto calculado durante a operação financeira geralmente contas de Ativos ou Passivos são cadastradas nestes campos. Passivos quando temos impostos a pagar, e Ativos quando temos impostos a recuperar.

  2. Conta de Dedução da Venda e Conta de Dedução do Reembolso
    Da mesma forma que as contas anteriores, estas contas devem ser as mesmas. A conta vinculada nestes campos receberá um valor correspondente pela dedução dos impostos no valor da operação. Nestes campos, podem ser cadastradas contas do tipo Receita ou Despesa. 

Veja Também


Este documento te ajudou?

Precisa de mais ajuda?

Contate o Suporte