Ativação de Boletos Bancários

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A integração bancária é uma função no Odoo que permite que o cliente possa gerar Boletos para pagamento junto ao banco. Posteriormente, a partir de um arquivo de retorno gerado pela integração com o banco, é possível conciliar o pagamento do cliente no sistema. A integração bancária é uma facilidade de pagamento proporcionada pelo sistema e um controle financeiro dos pagamentos referentes as faturas geradas.

Módulos: Depende da instalação dos seguintes módulos: br_boleto e br_cnab

Informações Importantes

Antes de iniciar a configuração, é necessário que você possua uma carteira de cobrança contratada junto ao banco para permitir que sua conta bancária receba pagamentos por boleto.

Confira com o gerente de sua conta os dados necessários (agência, conta, convênio...) além dos valores de tarifas e despesas referente à sua carteira.

Ao final da configuração será obrigatória a homologação dos boletos, portanto verifique como realizar este processo junto ao banco.

ão nos responsabilizamos por erros nos dados da configuração que impliquem em problemas de recebimento ou gastos junto ao banco.

Observação!
Lembre que a configuração é por Conta Bancária e não por banco, ou seja, você pode ter duas contas bancárias do mesmo banco com integração ou duas contas bancárias para dois bancos diferentes, por exemplo.

Configurações Específicas por Banco






  1. Após instalado os módulos acima, você já está habilitado para configurar as informações bancárias do cliente.


  • Para isso vá “Faturamento/Contabilidade -> Configuração -> Administração -> Payment Modes” e crie um modo de pagamento para o boleto, conforme:








  • Após criado, você deverá preencher as informações bancárias dentro dessa configuração para que seja criado o “modo de pagamento” para o boleto, conforme:




  • Para cada um dos campos, você deverá preencher da seguinte forma:


  • NAME: Coloque o nome “Boleto” e a qual banco ele se refere:





  • BANK ACCOUNT: Esse campo representa as informações da conta bancária. Você deverá criar uma de acordo com as informações enviadas pelo cliente:




*Por fim, salve as alterações e selecione a conta bancária n o modo de pagamento!


  • BOLETO: Esse campo é a configuração interna do boleto para validação junto ao banco, você deverá selecionar para o banco no qual a conta bancária se refere:



  • SEQ. DO NOSSO NÚMERO: Essa sequência é a numeração de registro do boleto, você deverá criar uma para o modo de pagamento:




*Por fim, salve e selecione essa sequência na configuração!


  • CARTEIRA: Esse campo é referente ao número da carteira referente a conta bancária do banco, você deverá preencher conforme:





  • CÓDIGO DE CONVÊNIO: Esse campo se refere a um código no boleto, você deverá preencher conforme:





  • JUROS E MULTAS: Esse campo é referente às informações de multas e juros que são geradas no CNAB, e posteriormente, atualizadas no valor da segunda via de boleto. Você deverá preencher conforme:



EXEMPLO DA CONFIGURAÇÃO DO MODO DE PAGAMENTO POR BANCO:*BRADESCO


Captura de tela de 2016-10-21 17-23-43.png

Captura de tela de 2016-10-21 17-24-11.png


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  1. Após criado o “Modo de pagamento” é preciso criar um diário do tipo “banco” para que seja conciliado os futuros extrato de retorno importados para o Odoo.


  • Por padrão ao criar uma base com módulo financeiro já existe um diário desse tipo. Vá em “Faturamento -> Configurações -> Contabilidade -> Diários” e depois preencha o diário “BANK” (Nome padrão) ou “Banco”  com as seguintes informações:


  • NOME DO DIARIO: Nome do banco no qual a conta se refere.


  • TIPO: Tipo de diário, no caso, “Banco”.


  • CÓDIGO ABREVIADO: Código a ser utilizado no registro, no caso, pode deixar o padrão “BNK1”. Caso já possua um BNK1, coloque uma numeração acima.



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